Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Uma empresa pode exigir tempo de experiência para contratar um trabalhador?

Publicado por José Florentino
há 6 anos

“Atualmente, várias empresas exigem 1 ou 2 anos de experiência, todavia, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) fixou um limite de seis meses, mas o que pode ser feito quando a empresa não segue a lei com relação a esse limite temporal?”

Essa foi uma pergunta de uma cliente do nosso escritório (Suassuna & Pessoa Advocacia), bem a resposta é simples e está, de fato, previsto na CLT, em seu artigo 442-A que tem a seguinte redação:

Art. 442-A. Para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade.(Incluído pela Lei nº 11.644, de 2008).

Esse artigo foi incluído em 2008, com intuito de incentivar a contratação de pessoas mais jovens ao mercado de trabalho, pois antes não havia um limite estabelecido pela CLT. Então a nossa orientação é a seguinte, quando a empresa é pega burlando a norma, a mesma deve ser denunciada, vale salientar que tal denúncia pode ser anônima, e constatada o ilícito ela será penalizada com auto de infração, assim depois do devido processo legal, gerado pelo auto de infração, irá ser constituído uma multa para a empresa .

  • Publicações8
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações11181
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uma-empresa-pode-exigir-tempo-de-experiencia-para-contratar-um-trabalhador/566699000

Informações relacionadas

Natália Araújo Rodrigues, Advogado
Artigoshá 3 anos

Você sabia que a empresa não pode exigir experiência superior a 6 meses na contratação?

HASSE Advocacia e Consultoria, Advogado
Artigoshá 3 anos

É proibido exigir mais de 6 meses de experiência na contratação de empregado

Arnaldo Demétrio Coelho Júnior, Advogado
Artigoshá 11 meses

É permitida a exigência de experiência profissional para aprovação em concurso público?

Ingrid Isabel Monteiro, Advogado
Artigoshá 2 anos

O pai está pagando só metade da pensão. O que eu faço?

André Leão Advocacia, Advogado
Modeloshá 6 anos

[MODELO] Ação Declaratória de Nulidade de Ato Administrativo com Pedido de Antecipação de Tutela (Concurso Público)

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bom dia.
Como faço para denuncia a empresa que está pedido mais de 1 ano de experiência.

Obrigado

Antônio continuar lendo

Foi eliminado em um PSS por que eu não tinha 2 anos de experiência que eles exigiam. Cabe ação? o que eu devo fazer? continuar lendo

Mais uma letra morta no nosso vasto arcabouço jurídico -- impossível de fiscalizar e de se fazer cumprir. Só deveriam existir leis exequíveis, o que não é o caso dessa. Sem falar que não resolve nenhum problema (talvez crie alguns isso sim) e ainda limita a liberdade do empregador. continuar lendo