Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Aprendiz que teve filho durante contrato tem direito a salários do período de estabilidade

Publicado por José Florentino
há 6 anos

Essa decisão foi da Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) contratou uma jovem aprendiz para trabalhar na TAM linhas aéreas, o contrato tinha um prazo determinado de dois anos, porém um mês antes de encerrar o determinado contrato a aprendiz teve um filho.

A aprendiz recorreu a justiça do trabalho para ter direito a estabilidade provisória garantida por lei as grávidas, de acordo com o ato das disposições constitucionais transitórias, em seu artigo 10, II, b, ou seja, não é permitido a demissão de empregada gestante, desde a confirmação até cinco meses após o parto, senão vejamos:

II - fica vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa:
b) da empregada gestante, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

No entanto, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2º Região em São Paulo observou que o contrato de aprendizagem tinha prazo determinado para acabar, portanto a aprendiz não teria direito a tal estabilidade provisória.

A trabalhadora ao recorrer para o TST teve por unanimidade o apoio de todos os ministros a favor do seu pedido. A relatora frisou que a decisão do TRT foi contrária ao que diz a súmula 244 do TST. Essa súmula garante a estabilidade provisória a gestante mesmo na hipótese de admissão mediante contrato por tempo determinado, em síntese:

Súmula nº 244 do TST
III - A empregada gestante tem direito à estabilidade provisória prevista no art. 10, inciso II, alínea b, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, mesmo na hipótese de admissão mediante contrato por tempo determinado. (grifo nosso)

Com a decisão do TST, a trabalhadora irá receber, além dos salários pelo período de estabilidade, o décimo terceiro salário, férias e o FGTS proporcionalmente ao período que foi excluída do direito.

  • Publicações8
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações794
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprendiz-que-teve-filho-durante-contrato-tem-direito-a-salarios-do-periodo-de-estabilidade/570771980

Informações relacionadas

Karoline Scheer Lindemann, Advogado
Artigoshá 4 anos

Os direitos da jovem aprendiz gestante e as medidas que devem ser adotadas pela empresa contratante

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)